Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 612-1 | ||||
Resumo:O curso de graduação em medicina, segundo as diretrizes curriculares nacionais, deve utilizar metodologias em que o aluno tem participação ativa. Atualmente, diversas metodologias alternativas estão sendo estudadas e testadas para o ensino de microbiologia. No laboratório, algumas doenças provocadas por bactérias são difíceis de serem estudadas de forma ativa como, por exemplo, a endocardite infecciosa (EI).
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia ativa no laboratório de microbiologia para o ensino da endocardite infecciosa.
Este trabalho foi realizado na faculdade de medicina do Vale do Aço (UNIVAÇO, Ipatinga, MG), e, os alunos, foram divididos em 4 grupos de 8. Foram disponibilizados os seguintes materiais: peça emborrachada de coração (Marca: ANATOMIC), linhas brancas (representando as fibrinas), plaquetas feitas de biscuit, massa de modelar nas cores rosa e roxa (para montagem das bactérias Gram negativas e positivas respectivamente). Foi solicitado aos alunos que, utilizando o material disponível, construíssem modelos representativos da principal bactéria responsável pela EI, e, que, em seguida, esquematizassem o processo infeccioso sobre o modelo do coração. Após 30 minutos os alunos discutiram junto ao professor sobre os resultados obtidos.
Foram observadas diferenças tanto nos arranjos bacterianos quanto na coloração de Gram. Isto gerou uma ótima discussão e os alunos puderam relembrar a morfologia e o Gram de algumas bactérias. Os grupos justificaram a bactéria escolhida e, ao final, puderam observar que esta divergência ocorreu porque a endocardite infecciosa pode ser causada por mais de uma bactéria e que isto depende de alguns fatores como, por exemplo, a utilização de válvula proteica pelo paciente. No processo infeccioso todos os grupos esquematizaram a vegetação (utilizando as linhas brancas e as plaquetas) nas válvulas cardíacas e os alunos puderam debater sobre a fisiopatologia da doença.
Durante a execução da prática observou-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para a construção do conhecimento, como, participação, interação dos alunos nos grupos, curiosidade, motivação e reflexão.
Palavras-chave: Microbiologia, Medicina, Metodologia ativa, Endocardite infecciosa |